Qualificação do 3º Sector

A Associação de Proteção à Rapariga e à Família candidatou-se ao projeto Qualificar o 3º Sector
Novas candidaturas da MINHA TERRA, FENACERCI e CCPCRD à medida Formação-Ação para a Economia Social do POPH propõem-se envolver 90 organizações da economia social das regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
Esta 3ª edição do Q3 – a decorrer entre o início de 2013 e junho de 2014 – permitirá dar continuidade ao projeto de qualificação das organizações do 3º Sector, que envolveu 189 entidades nas primeiras duas edições.
Modelo de Intervenção Q3
É uma metodologia de intervenção em organizações, para a realização de diagnóstico organizacional, plano de desenvolvimento e implementação de medidas corretivas, baseado em atividades de consultoria formação, definidas e implementadas à medida das organizações intervencionadas.
Promover a melhoria das organizações e das pessoas que nelas colaboram, ao nível da gestão e do funcionamento interno, através de processos participativos e capacitadores, que motivam para a mudança, inovação, criatividade e aprendizagem contínua, é a mais-valia desta metodologia.
Objetivos
Melhorar a qualidade e a eficácia da gestão das instituições do 3º sector através de ações de consultoria e formação, atuando sobre: formas de organização e gestão; cadeia de valor dos serviços; integração das TIC; melhoria de processos tendentes à certificação de qualidade; desenvolvimento de competências internas (formação e desenvolvimento para dirigentes e formação específica para colaboradores/as); modelos de cooperação inter-institucional.
Financiamento
O Q3 é financiado pelo POPH – Programa Operacional do Potencial Humano, Eixo Prioritário 3 Tipologia de Intervenção 3.1.2 – Programa de Formação-Ação para Entidades da Economia Social.